Em um duelo entre dois times brasileiros, a Unifacisa teve uma atuação mais consistente e superou o Fortaleza Basquete Cearense/CFO por 74 a 53, neste domingo (29/09), no ginásio Fortín Rojinegro, em Corrientes, na Argentina, e conquistou o terceiro lugar do Torneio Interligas Adulto. A competição que reuniu equipes de Brasil e Argentina serviu de preparação para o NBB CAIXA 2024/25, que começa no dia 12 de outubro.
O primeiro quarto foi bastante disputado. O Fortaleza BC/CFO começou melhor, com forte marcação e melhores escolhas ofensivas. Anderson Barbosa e João Pedro Demétrio combinaram para 11 pontos e foram os destaques. A Unifacisa demorou um pouco para entender o caminho mais fácil para furar o sistema defensivo até que Adrian Delph assumiu o protagonismo no ataque. Foram cinco pontos para aproximar o time de Campina Grande do placar no final da primeira parcial: 20 a 14.
As defesas prevaleceram sobre os ataques no início do segundo período. Era toco para cá e toco para lá. Se estava difícil no garrafão, Guilherme Hubner resolveu do perímetro. O pivô da Unifacisa converteu dois arremessos consecutivos de 3 pontos para virar o placar: 25 a 24. O Fortaleza BC/CFO não conseguia encontrar o caminho para pontuar e, para completar o cenário, se tornou frágil defensivamente. O time do técnico Rodrigo Galego fez uma corrida de 15 a 0 na parcial para ir ao intervalo com vantagem de sete pontos: 33 a 26.
O Fortaleza BC/CFO continuou irreconhecível ofensivamente no terceiro período. As principais peças da equipe técnico Flávio Espiga não conseguiam repetir o bom desempenho de pontuação dos primeiros jogos no Interligas. A Unifacisa era um pouco mais assertiva e, com uma boa produção no ataque na parte final da parcial, ampliou sua vantagem no placar, indo para o último quarto com 17 pontos de frente: 52 a 35.
Em desvantagem, o Fortaleza BC/CFO voltou com uma marcação mais agressiva para o período derradeiro e, por algum tempo, conseguiu ser superior. A diferença, porém, era muito grande. A Unifacisa logo se ajustou novamente em quadra e, com um bom aproveitamento nos arremessos do perímetro, confirmou o triunfo por 74 a 53.
Guilherme Hubner foi o destaque da Unifacisa ao terminar o jogo com 17 pontos e sete rebotes para 22 de eficiência. Pelo Fortaleza BC/CFO, Dexter McClanahan foi o maior pontuador com 14 pontos. João Pedro Demétrio quase registrou um duplo-duplo, ao fechar com sete pontos e nove rebotes.
(LIGA NACIONAL DE BASQUETE)