FALA DE LULA SOBRE ISRAEL CAUSA CRISE DIPLOMÁTICA ENTRE OS DOIS PAÍSES

As falas do Presidente Luiz Inácio Lula da silva durante sua visita à Etiópia escancararam uma crise diplomática entre Brasil e Israel, nesta segunda feira (19), o Governo Israelense considerou o mandatário brasileiro como: “Persona Non Grata” ou seja o presidente brasileiro não será bem vindo ao país de Israel até se retratar sobre a fala dita no último final de semana.

Em visita à Etiópia, Lula disse:

‘O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus.’

A decisão do presidente de comparar a Guerra entre Israel e o Grupo Terrorista Hamas com o Extermínio de judeus durante a segunda Guerra mundial gerou uma série de críticas ao magistrado.

“Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate” (Israel Katz – Ministro de relações exteriores de Israel)

No Brasil membros da oposição também criticaram Lula; a frente parlamentar evangélica emitiu uma nota onde considera a fala do presidente como uma: ‘Verbalização Desequilibrada’

“As Frentes Parlamentares Evangélicas do Congresso Nacional e do Senado Federal repudiam as palavras mal colocadas de Sua Excelência, o Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva, proferidas neste domingo (18) pelas razões a seguir.

1 – Comparar os ataques de Israel ao Hamas com o nazismo que vitimou 6 milhões de judeus “INDEFESOS” é provocar um conflito ideológico desnecessário;

2 – Com a ressalva do respeito às pessoas que inocentemente morrem, Israel, ao contrário de Hitler, está exercendo o seu direito de sobreviver diante de um grupo com o objetivo de eliminar os judeus;

3 – outrossim, não é justo exigir que uma nação se mantenha passiva diante de um ataque covarde que estupra e mata, jovens, idosos e crianças das formas mais horríveis, e continua com a politica de se esconder atrás de reféns, civis e inocentes.

Finalmente, a FPE respeita a presidência da República, mas entende que verbalizações desequilibradas, além de não representarem o pensamento da maioria dos brasileiros, comprometem a política internacional de forma desnecessária.”

Ainda no domingo, um grupo de parlamentares apresentou um pedido de impeachment contra Lula, alegando crime de responsabilidade por “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

BENJAMIN NETANYAHUPRIMEIRO MINISTRO DE ISRAEL

O Premiê Israelense disse em publicação no “X” antigo twitter que Lula cruzou a ‘linha vermelha’.

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e faz isso ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, acrescentou o premiê.
Fala do Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu no X.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *