Na madrugada desta segunda-feira (1º), uma turbulência atingiu um avião da companhia aérea Air Europa, deixando feridos. O voo, que seguia da Espanha para o Uruguai, precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Natal.
A informação foi confirmada pela Zurich Airport Brasil, que opera o Aeroporto de Natal.
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) confirmou que atendeu pelo menos 12 pacientes, de diversas nacionalidades. Segundo a equipe médica, os pacientes bateram a cabeça durante a turbulência e apresentavam fraturas na cervical, problemas na face e dores no tórax.
Ao todo, 15 ambulâncias foram enviadas para o aeroporto. O voo era de Amsterdã (Holanda) para Montevidéu (Uruguai) e não tinha qualquer parada inicialmente programada para Natal.
Os passageiros feridos foram levados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. O estado de saúde deles não foi divulgado.
Em nota, a Air Europa ao Portal TVI informa:
“Lamentamos profundamente o ocorrido com a nossa aeronave, o Boeing 787-9.O vôo teve parada em Natal (RN), as 3:53 da manhã. Os Passageiros estão sendo atendidos em hospitais locais, com despesas pagas pela companhia.A aeronave será verificada para determinar a extensão dos danos. A Air Europa também enviará uma aeronave nas próximas horas para buscar todos os passageiros afetados. Estamos focando o nosso trabalho para atender a todos os passageiros ainda está em andamento, especialmente, os feridos.”
A empresa agradece às autoridades locais pela rápida intervenção e assistência.”
A Zurich Airports, concessionária do Aeroporto de Natal, respondeu por meio de nota
“A Zurich Airport Brasil confirma o pouso de emergência ocorrido durante a madrugada desta segunda-feira (01), no Natal Airport. Um avião da cia aérea Air Europa, que fazia o trajeto Amsterdã-Montevideo, realizou um pouso de emergência devido a uma turbulência, necessitando de apoio médico para alguns aos passageiros, que foram encaminhados a unidade de saúde mais próxima da região para realizarem atendimento médico. Mais informações com a companhia aérea.”
Atualização: 11:22
A SESAP/RN, informa que está mantendo a assistência aos feridos no acidente, e que está dialogando com outros hospitais da rede pública de saúde para que deixem leitos de UTI reservados, caso tiver uma necessidade.
O hospital está organizando internamente o atendimento, pois com o alto volume de ambulâncias e pacientes, houve sim uma sobrecarga no hospital.
No momento, são 32 feridos, todos conscientes e sem estados graves.
Atualização: 11:28
Boa tarde.
Lamentamos a situação. Estamos realocando passageiros de Natal para Recife para levá-los a Montevidéu em um novo voo, UX045A, no dia 02JUL às 01h00 horário local e chegando às 05h00: