Mães de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e dislexia denunciam que a Humana Saúde suspendeu, sem aviso prévio, as terapias e procedimentos essenciais para o tratamento de seus filhos. A interrupção repentina das terapias tem gerado grandes dificuldades para as famílias afetadas.
Em entrevista à Coluna TEA do Portal TVI, uma mãe relatou o impacto negativo na rotina de seu filho autista. “Desregulou toda a rotina do meu filho. Era o melhor momento dele, ele tinha uma terapeuta maravilhosa.”
Hoje ele está sem, e está piorando o que já tinha melhorado”, disse, destacando a importância das terapias para a melhoria da qualidade de vida de crianças com autismo.
As terapias para crianças autistas são fundamentais para proporcionar uma vida mais funcional e integrada para os pacientes, ajudando-os a desenvolver habilidades essenciais.
Diante das denúncias, a Comissão de Saúde da OAB/PI realizou uma reunião ontem (17) com representantes da Humana Saúde.
Outra reunião está marcada para o dia 24, às 14h, no mesmo local.
Nas redes sociais, as denúncias se multiplicam, com milhões de casos relatados por mães em todo o Estado do Piauí.
Muitas dessas mães afirmam não ter condições financeiras de arcar com as terapias de forma particular, agravando ainda mais a situação. As denúncias indicam que a Humana Saúde não está repassando os valores das terapias às clínicas, provocando a suspensão dos tratamentos.
A equipe do Portal TVI tentou diversas vezes entrar em contato com a Humana Saúde para obter uma resposta sobre o caso, mas até o momento, não obteve retorno.
O espaço permanece aberto para a manifestação da operadora.