Na estreia das Olimpíadas de Paris 2024, a seleção brasileira masculina de vôlei sofreu uma derrota histórica para a Itália, perdendo por 3 sets a 1. Este resultado marca o fim de uma invencibilidade de 28 anos em estreias, destacando-se como um dos principais eventos esportivos do ano.
O vôlei masculino brasileiro não perdia em estreias olímpicas desde as Olimpíadas de Atlanta, no ano de 1996. Por outro lado, o time treinado por Bernardinho já havia perdido para os italianos ainda neste ano. Pela Liga das Nações, em maio, o confronto terminou em 3 sets a 2. Parciais foram de 25/23, 27/23, 18/25 e 25/22.
Na reta final do jogo, Brasil e Itália protagonizaram uma disputa acirrada, decidida ponto a ponto. O bloqueio brasileiro funcionava muito bem, enquanto o ataque italiano seguia incisivo nas jogadas. Apesar das tentativas da Seleção Brasileira, a Itália assumiu a vantagem do set por quatro pontos e venceu por 21/25. A derrota para a Itália, no entanto, quebrou esse recorde. As parciais do jogo foram foram de 23/25, 25/27, 25/18 e 21/25
A derrota histórica da seleção brasileira masculina de vôlei na estreia veio com uma onda de torcedores e especialistas analisando os fatores que levaram ao resultado inesperado. Enquanto isso, a vitória italiana foi celebrada como um marco importante, reforçando a posição da Itália se mantendo como uma das potências do voleibol mundial.