MJSP adota modelo do Piauí no projeto Celular Seguro que irá revolucionar a recuperação de celulares no Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou ontem que atualizará o aplicativo ‘Celular Seguro’, incorporando uma tecnologia desenvolvida pelo Governo do Piauí e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/PI) que facilita a recuperação de celulares roubados e furtados.

Esta medida é uma iniciativa para combater o crime de roubo de aparelhos, que no ano passado somou mais de 937 mil registros de ocorrência, conforme dados do Anuário da Violência.

A metodologia, desenvolvida no estado do nordeste brasileiro, consiste na criação de um banco de dados contendo os IMEIs dos celulares roubados.

Paralelamente, o trabalho de investigação utiliza dados fornecidos pelas operadoras de telefonia para localizar os aparelhos cadastrados nesse banco que estejam sendo utilizados com novos chips.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança do Piauí, mais de 7 mil aparelhos roubados foram apreendidos e outros 5 mil recuperados nos primeiros cinco meses de 2024. Este trabalho resultou em uma redução de 42% nos roubos de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano anterior, e um aumento de quase 200% na recuperação de aparelhos.

A previsão do Ministério da Justiça é que a próxima atualização do aplicativo ‘Celular Seguro’ permita ao usuário bloquear o chip do aparelho roubado, mantendo o aparelho ativo para posterior recuperação. O aplicativo contará com um botão para ativar o “modo recuperação”, que não bloqueia o IMEI.

A vítima do furto terá sua linha telefônica e aplicativos financeiros bloqueados, mas o IMEI será incluído em um cadastro nacional de celulares furtados e roubados, disponível para consulta pública, permitindo verificar a procedência segura de aparelhos adquiridos em lojas ou comércio informal.

O protocolo para recuperação de celulares prevê o envio em massa de mensagens para os celulares roubados que estejam ativos, orientando a pessoa em posse do aparelho a devolvê-lo a uma delegacia sob a ameaça de ser alvo de buscas pelas autoridades.

Inicialmente, 11 estados participarão da fase de implementação desta nova etapa do “Celular Seguro”. Além do Piauí, foram convidados os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *