Em parceria com 59 instituições de ensino superior, a Serasa abriu um mutirão para renegociação de dívidas de universitários que promete dar desconto de até 95% no valor total devido. Segundo a empresa, cerca de 2 milhões de estudantes devem de R$ 1.000 a R$ 5.000, em média. O prazo de adesão da renegociação depende de cada instituição de ensino. Essas informações podem ser consultadas no momento em que o universitário for fazer a renegociação.
Uma pesquisa realizada pela Serasa indica que mais da metade dos estudantes entrevistados (52%) tiveram que trancar os cursos por não conseguir pagar as mensalidades em dia.
Do total dos devedores, 42% querem regularizar as dívidas para poder voltar a estudar. Outros 37% pretendem apenas limpar o nome e 13% pretendem negociar para voltar a ter crédito no mercado.
Quase um terço dos universitários (27%) acumulou dívidas por terem ficado desempregados. Outros 22% pararam de pagar as mensalidades para poder priorizar outras contas e 12% tiveram redução de renda. A maior parte dos 2 milhões de universitários com dívidas é de São Paulo, que reúne 428.669 pessoas nesta situação.
Além do mutirão para universitários, a Serasa também oferece renegociações de dívidas com até 90% de desconto por meio da plataforma Serasa Limpa Nome. São cerca de 700 empresas dispostas a negociar.
(INFOMONEY)