Uma obra no Sítio Histórico Porto, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, revelou um verdadeiro tesouro escondido embaixo da terra: pedaços de cerâmica do século XIX e objetos que podem ser de povos que viveram há 3 mil anos. Com a descoberta, a obra que era realizada no local foi paralisada e não tem previsão de retorno.
Além dos pedaços de cerâmica, pedras e até mesmo uma chave com um cadeado foram encontrados no local, que é patrimônio estadual tombado. Tudo isso foi descoberto durante uma obra de requalificação urbana.
As mudanças estavam sendo feitas para dar acessibilidade e melhorar a drenagem, pavimentação e iluminação das ruas, escadas e da praça.
Mas o investimento de quase R$ 10 milhões, recursos do Programa do Fundo a Fundo do Patrimônio tombado tiveram que parar por causa dessas descobertas.
Os materiais serão encaminhados para pesquisas aprofundadas que devem dizer de qual período da história elas são.
Por causa do material já encontrado, a ideia é fechar a área central até que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decida por uma escavação técnica ou continuidade das obras.
(Com informações de G1 ES)