A usina de dessalinização em Fortaleza irá alterar de lugar, para ficar mais distante dos cabos submarinos localizados na Praia do Futuro.
A nova área ainda está situada na Praia do Futuro e fica a cerca de 550 metros do local previsto anteriormente, porém longe o suficiente para evitar danos aos cabos, com o cruzamento de trepidações e tubulações.
O mapa abaixo mostra a distância entre a usina e os cabos.
Antes, o governo estadual e a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará) já tinham anunciado um pequeno afastamento dos cabos submarinos, relacionado ao projeto inicial, no ponto de captação da água.
Entenda o impasse
O local da Dessal entrou em discussão, pois empresas de telecomunicações afirmam ter chances de impactos no hub de cabos de fibra óptica, em que o funcionamento leva conexão para a África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul.
A observação é de que, uma vez em funcionamento, a Dessal possa comprometer o funcionamento da Internet no Brasil.
No ano passado, mais especificamente em Outubro, quando a discussão relacionada a mudança da Usina estava mais forte, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, afirmou que alterá-la de lugar custaria até R$ 201,5 milhões a mais aos cofres do Ceará.