A segurança nas eleições de 2024 no Piauí, os crimes eleitorais mais frequentes antes e no dia da eleição, entre outros tópicos relacionados ao tema, foram discutidos em uma palestra ministrada pelo Presidente do Comitê de Segurança das Eleições 2024 do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Juiz Paulo Roberto de Sousa Barros.
O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (27/9), no auditório do 25º Batalhão de Caçadores, com a participação dos militares.
Na ocasião, o magistrado apresentou a cartilha “Segurança nas Eleições 2024 Piauí”, desenvolvida pelo TRE-PI, que aborda de maneira prática e objetiva as ocorrências eleitorais mais comuns.
A cartilha traz definições dos ilícitos, a fundamentação legal, as penalidades, além de uma seção de perguntas frequentes que esclarece pontos como o conceito de boca de urna, as regras sobre prisões no dia da eleição, além dos contatos do Centro Integrado de Comando e Controle e um QR Code com acesso ao Portal das Eleições.
O evento contou com a presença de um grande número de militares, incluindo os principais oficiais do 25º Batalhão de Caçadores, como o Comandante da instituição e Comandante da Guarnição Militar de Teresina, Coronel Sérgio Roberto Rosas Tarabossi. Também participou a Tenente Coronel Mirian Gomes de Sena, Coordenadora do Comitê de Segurança das Eleições 2024.
Fonte: 25º Batalhão de Caçadores e Diretoria Geral do TRE-PIFotos: Tenente Coronel Mirian Sena – Comitê de Segurança Eleições/TRE-PIDonardo Borges – IMCOS/TRE-PI