Um caso de racismo foi denunciado por um grupo de torcedores, na noite dessa sexta-feira (27), durante um jogo de vôlei no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Por meio de uma rede social, a torcida do Sada Argos, projeto de base da equipe de vôlei do Cruzeiro, publicou uma nota de repúdio e detalhou a situação.
“Nós, Torcida Sada Argos, familiares, amigos, comissão técnico e atletas, manifestamos nosso total repúdio a qualquer ato de racismo e disseminação de ódio por parte de torcedores (Vulgo Pais de Atletas) da equipe do Minas Tênis Clube na partida de hoje (sexta-feira) à noite nas dependências do Minas pelo Campeonato Metropolitano Sub-15 masculino de voleibol”, diz parte da publicação.
O jogo foi paralisado e o torcedor retirado da quadra. A pedido do atleta do Sada Argos, o jogo recomeçou. O Minas Tênis Clube foi procurado pela reportagem, mas ainda não se pronunciou oficialmente. O técnico do Sada Argos detalhou, à Itatiaia, o momento do ataque sofrido pelo atleta.
“Fomos para o segundo set, trocamos o lado da quadra e fomos para o fundo da quadra. O nosso atleta atacou uma bola pela saída de rede, e aí ele foi bloqueado. E aí vieram sons da parte superior da arquibancada do Minas, onde só os sócios do Minas têm acesso. Vieram sons reproduzindo um macaco”, revelou o treinador do Sada Argos.
“Na hora, eu olhei sem entender, não acreditando no que estava acontecendo. Eu olhei pra cima. E vi, e aí já vi o assistente técnico entrando dentro da quadra, meu assistente técnico entrando dentro da quadra, vi o cara apontando, falando para o cara não fazer isso mais. O cara foi e fez novamente os mesmos sons de macaco, fazendo um gesto, reproduzindo um macaco, novamente, né, e aí nós paramos o jogo”, completou.
O Sada Cruzeiro utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre o caso. Segundo o clube, todo o apoio será prestado ao atleta e à equipe.
“É inaceitável que um atleta, ainda menor de idade, tenha passado por tal situação. O Sada Cruzeiro já se colocou à disposição do Sada Argos, do atleta e seus familiares, e acompanhará todos os desdobramentos”, diz parte da nota.
(ITATIAIA ESPORTES)