A partir desta segunda-feira (30), o sinal de internet 5G estará disponível para implantação em todos os municípios da Paraíba. A medida foi confirmada na última terça-feira (24) pelo Governo Federal, após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberar o uso da faixa de 3,5 GHz para operadoras que adquiriram os direitos de transmissão.
As operadoras que adquiriram lotes nessa faixa de frequência poderão solicitar o licenciamento e a ativação de estações 5G em mais 189 municípios do Brasil, incluindo cidades paraibanas. De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a meta é alcançar até os locais mais remotos do país com conectividade.
Com essa liberação, 23 estados brasileiros terão todos os seus municípios prontos para a implantação do 5G, o que cobre 5.191 cidades, representando aproximadamente 96% da população do país. Entre os estados incluídos estão Acre (AC), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP) e a Paraíba (PB).
A liberação da faixa de 3,5 GHz, no entanto, não garante a instalação imediata do 5G. O início das operações dependerá do cronograma de cada operadora.
Além disso, a decisão da Anatel abrange a migração do sinal de TV aberta via antenas parabólicas para a banda Ku, substituindo a banda C satelital, a fim de evitar interferências. Famílias inscritas no Cadastro Único que utilizam parabólicas para TV aberta podem solicitar gratuitamente kits de adaptação, oferecidos pela Siga Antenado (EAF).
Mais informações sobre os municípios liberados, o planejamento da Anatel e detalhes das estações 5G estão disponíveis no painel público da agência.
(WSCOM)