Nesta segunda-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a ocorrência de chuvas no Distrito Federal, encerrando uma histórica estiagem de 167 dias. Esse foi o período mais longo sem precipitações desde que a medição começou, marcando o recorde de seca em Brasília.
Segundo o Inmet, há previsão de mais chuvas nos próximos dias, incluindo a possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas. O instituto emitiu um alerta para que a população fique atenta, pois, além das precipitações, há chances de rajadas de vento.
No último fim de semana, moradores de diversas regiões do DF relataram chuvas, mas essas ocorrências não foram contabilizadas oficialmente, já que não atingiram as estações meteorológicas do Inmet. Agora, com a confirmação da chuva, o tempo seco finalmente dá uma trégua, mas, conforme o instituto, o calor não deve diminuir significativamente de imediato.
A previsão para esta terça-feira (8) indica a possibilidade de chuvas isoladas pela manhã, com a mínima em torno de 21 ºC. Durante a tarde e a noite, as chances de precipitações aumentam, mas as temperaturas máximas podem chegar entre 34 ºC e 36 ºC ao longo da semana. A umidade relativa do ar, por sua vez, deve ficar entre 30% e 70% com a volta das chuvas.
Interrupções no fornecimento de energia
O retorno das chuvas trouxe, além de alívio, transtornos em algumas regiões do Distrito Federal. Segundo a Neoenergia, houve interrupções pontuais no fornecimento de energia, com destaque para uma queda de energia de grande proporção no Lago Norte.
A causa do apagão foi a queda de um eucalipto de grande porte sobre a rede elétrica, que danificou quatro postes. Equipes da Neoenergia já estão no local, trabalhando para substituir as estruturas afetadas e restabelecer a energia na região.
O serviço é considerado de alta complexidade, e ainda não há um prazo exato para a normalização completa da situação.