Eliminatórias: Seleção enfrenta o Peru, em Brasília, para consolidar o ‘novo’ ataque de Dorival

A ideia de não ter um meia armador característico em campo será testada novamente pelo Dorival Júnior. A Seleção Brasileira enfrenta o Peru nesta terça-feira (15), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

O Brasil tenta ganhar duas vezes seguidas pela segunda vez nesta edição da competição, o que só ocorreu nas 1ª e 2ª rodadas, em setembro de 2023.

Na quinta passada, o time bateu o Chile por 2 a 1, em Santiago. Neste jogo, Dorival já escalou o quarteto Raphinha, Savinho, Igor Jesus e Rodrygo, quatro atacantes.

Lucas Paquetá, que vinha sendo o meia ofensivo do time do treinador, atuou como um segundo volante, ao lado de André. Paquetá está suspenso para encarar os peruanos, e Gerson vai ocupar sua função, ou seja, um volante nato. Bruno Guimarães volta ao time para jogar com o flamenguista, e André será sacado.

Nos treinamentos em Brasília, Dorival pediu maior movimentação e até troca de posições do trio mais veloz, Raphinha, Savinho e Rodrygo, que não devem guardar setor contra os peruanos.

Raphinha e Rodrygo podem atuar como “meia’, jogando mais centralizado logo atrás de Igor Jesus. Savinho também pode cair pela esquerda, se necessário, sem a obrigação de estar fixo na direita.

Para tentar melhorar o poder ofensivo pela direita, Dorival vai sacar o capitão Danilo, de 33 anos, e colocar Vanderson, de 23. O zagueiro Marquinhos usará a tarja no Mané Garrincha.

O plano é que o ponta que estiver pela direita tenha maior auxílio, como acontece na esquerda com Abner (muito elogiado pela comissão técnica após a vitória sobre o Chile).

O Brasil está em 4º lugar nas Eliminatórias, com 13 pontos, após nove partidas. Os seis primeiros, depois de 18 rodadas, se classificam direto para a Copa do Mundo de 2026, que será nos EUA, no México e no Canadá. O sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.

Como chega o Peru

O Peru deixou a lanterna ao vencer, na sexta passada, o Uruguai por 1 a 0, em Lima. Foi aos seis pontos, em 9º, ultrapassando o Chile, que ficou com cinco.

O técnico Jorge Fossati deve escalar a equipe com três zagueiros, Araujo, Zambrano e Callens. Jogador do Godoy Cruz, da Argentina, Wilder Cartagena deve ser a novidade no meio de campo.

Brasil x Peru

Brasil

Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Gerson; Raphinha, Savinho, Igor Jesus e Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior.

Peru

Gallese; Araujo, Zambrano e Callens; Advíncula, Sonne, Cartagena, Peña e López; Flores e Valera. Técnico: Jorge Fossati.

(ITATIAIA ESPORTES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *