A cidade de Macapá receberá no dia 07 de novembro, no Sesc Araxá, a renomada Companhia de teatro da Paraíba SOLUAR, com o espetáculo “Trupizupe, o Maior Quengo do Nordeste”, a partir das 19h30, no Salão de Eventos do Sesc Araxá. A vinda da Companhia ao estado do Amapá, tem o apoio institucional do Sesc Amapá, e a conquista de seleção do edital ‘Arte na Bagagem’ de apoio à circulação artística, que permite que grupos e/ou companhias aportem em outros territórios nacionais para mostrar suas produções artísticas. O projeto é uma iniciativa do governo do estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura “Viva a arte paraibana”.
A obra ‘Trupizupe’ tem o escritor e dramaturgo campinense, Bráulio Tavares, direção geral de Edilson Alves, uma referência nacional nas Artes Cênicas, com uma longa trajetória de sucesso e de serviços prestados à sociedade, um brilhante elenco comprometido e afinado em cena, e uma narrativa relevante que conta as aventuras e vivacidade do personagem central Trupizupe, um esperto viajante que ao chegar em um reino, se depara com um vice-rei corrupto, perde seu ganzá, é preso e, para se livrar da prisão, trama seu casamento com a princesa. Em meio às investidas para recuperar seu instrumento, o ganzá, Trupizupe vai costurando uma estória repleta de surpresas.
Após o espetáculo, a Cia. Soluar da Paraiba, realizará um Pensamento Cultural sob a temática: O teatro nordestino no Brasil. A ideia é provocar uma roda de conversa, falar sobre a obra Trupizupe, a potência do teatro nordestino e os caminhos que levaram o teatro nordestino ao reconhecimento nacional.
No dia 09, finalizando sua participação em terras amapaenses, a Cia. Soluar realizará uma oficina recreativa para o grupo da melhor idade Alegria de Viver, na Unidade Operacional do Sesc Santana.
(DIÁRIO DO AMAPÁ)