Mais de 7 mil estudantes participaram do Corujão da Vitória 2024, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Theresina Hall, em Teresina, para uma intensa revisão de conteúdos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento, que teve início às 20h do dia 29 e terminou às 6h do dia 30 de outubro, buscou oferecer uma última preparação para as provas do Enem, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.
Durante as 10 horas de programação, foram revisados temas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação, com aulas de professores renomados e a participação especial do secretário de Educação, Washington Bandeira, que contribuiu na aula de Linguagens ao lado do professor Newton Neto. Além das aulas, o evento contou com atividades interativas como sorteios, música ao vivo e até um robô interativo, além da participação do DJ Hudson para manter a energia dos participantes.
Para garantir a participação e engajamento dos estudantes, o evento ofereceu lanches e café da manhã e foi transmitido ao vivo no YouTube, permitindo que estudantes de outras regiões do Piauí e até de outros estados acompanhassem a revisão. Gabriela Almeida, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique, ressaltou a importância do evento. “A estrutura, organização e tudo o que a Seduc tem proporcionado durante o ano é uma oportunidade única para nós”, afirmou.
Durante o evento, o secretário Washington Bandeira fez a entrega simbólica do Passe Livre Enem 2024, um benefício para mais de 16 mil estudantes da rede pública, garantindo transporte gratuito nos dias de prova. Marcielly Gomes Ferreira, do Liceu Piauiense, destacou a importância do benefício, principalmente para jovens de baixa renda e moradores da zona rural: “É uma ajuda essencial para que possamos participar do exame com segurança e tranquilidade”.
Neste ano, o Piauí alcançou 100% de inscrição dos estudantes da rede pública estadual, totalizando 35.114 inscritos, sendo 31.197 alunos da rede estadual. O total de inscrições no estado chegou a 107.979, com 43% de participantes que já concluíram o ensino médio e 26.577 estudantes da 1ª e 2ª séries.
Com essa iniciativa, o Corujão da Vitória 2024 reforça o compromisso da Seduc em proporcionar condições para que os jovens do Piauí possam alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais, reforçando uma educação inclusiva e de qualidade.