O Vaticano anunciou na última semana a nova mascote que irá representar as comemorações do Ano Santo 2025, a personagem “Luce”, uma peregrina católica. A personagem foi desenhada em estilo Anime e chamou bastante atenção nas Redes Sociais, um dos objetivos da igreja é que a mascote faça parte da cultura pop, para atrair o público jovem.
Luce tem cabelos azuis e usa uma capa de chuva amarela, cuja cor faz referência à bandeira da Cidade do Vaticano e também como símbolo de “viajar pelas tempestades da vida”. Ela carrega um cajado de peregrino, que representa “a peregrinação em direção à eternidade”, e usa botas manchadas de lama para representar “uma jornada longa e difícil”.[3] Seus olhos contêm o formato de vieiras, que são um símbolo tradicional da peregrinação católica; seus olhos brilhantes foram descritos como “um símbolo da esperança do coração”. Ela também usa um rosário.
Além de Luce, o autor também criou seus amigos peregrinos, são eles: FE, XIN e SKY, além deles foram criados também um cachorro chamado “Santino”, uma pomba branca chamada “Aura” e um anjo chamado “Iubi”. A mascote fará sua estreia oficial na Lucca Comics and Games, uma das maiores convenções de cultura pop da Itália, antes de seguir para a Expo 2025 em Osaka, Japão.
JUBILEU 2025
O Jubileu é uma celebração religiosa da Igreja Católica que ocorre a cada 25 anos, dentro de um Ano Santo. É um evento de grande relevância espiritual, eclesial e social, que se caracteriza por um período de reflexão, perdão, reconciliação e indulgência. A palavra “Jubileu” deriva do termo hebreu yobel, que significa chifre do carneiro, o instrumento que anunciava o início do ano jubilar. O Jubileu é baseado na Bíblia, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. Entre os antigos hebreus, o Jubileu era uma cerimónia pública que ocorria a cada 50 anos, na qual os escravos eram libertados e as dívidas perdoadas.
O primeiro Ano Santo foi instituído por Bonifácio VIII em 1300. Um exemplo de Jubileu foi o do ano 2000, que marcou o início do terceiro milênio da história da Igreja. O Papa Francisco explicou que o Jubileu não é apenas uma prática religiosa, mas um processo que envolve todas as relações interpessoais. O objetivo é construir um mundo mais solidário e humano, superando desigualdades econômicas e discriminação.
Esta edição do Jubileu tem como lema: “Peregrinos da Esperança”, o Papa Francisco Classifica o evento como: um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social na vida da igreja. As celebrações começam a partir do dia 24 de dezembro.