Na manhã desta segunda-feira (4), trabalhadores da empresa Aurora Recicle, responsável pela limpeza pública e coleta de resíduos em Teresina, decidiram paralisar suas atividades em protesto contra atrasos no pagamento de benefícios. A mobilização ocorreu logo no início do dia, com concentração de funcionários na garagem da empresa e nos pontos de apoio. A previsão é de que a paralisação se estenda até as 9h da manhã.
Segundo Jonatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação no Piauí, a empresa, que foi contratada emergencialmente para o serviço na capital, está em débito com pagamentos de adicionais de insalubridade, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e horas extras. “Os trabalhadores estão sendo prejudicados e as tentativas de diálogo com a empresa não obtiveram retorno”, afirmou Miranda.
O sindicato destaca que aproximadamente 1.600 trabalhadores enfrentam essas pendências, e até o momento, a Aurora Recicle não apresentou soluções para atender às reivindicações. A paralisação, que busca garantir os direitos dos empregados, deve impactar a coleta e limpeza pública na capital enquanto o impasse não é resolvido.