Nova Carteira de Identidade Nacional passa a ser emitida em todas as unidades do SAC na Bahia à partir da próxima segunda (11)

Por: Asafe Santos, (TVI Bahia), Vinícius de Freitas, e Pedro Henrique (Redação TVI)

A partir da próxima segunda-feira (11), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passa a ser emitida em todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na Bahia, conforme anunciou o órgão na última sexta-feira (8). Quatro meses após o início da operação no estado, a CIN será oferecida em novos Pontos SAC, incluindo Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. No total, são 90 unidades da rede SAC na Bahia, incluindo três carretas do SAC Móvel, levando o serviço para diversas regiões.

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues segurando a identidade nova, em evento, em Salvador. Foto: Divulgação

Para solicitar a CIN, é necessário agendar atendimento pelo aplicativo SAC Digital, pelo site oficial (ba.gov.br), ou por telefone: (71) 4020-5353 para ligações de celular e 0800 071 5353 para telefone fixo. A primeira via é gratuita e adota o CPF como número único de identificação, o que facilita a unificação das informações do cidadão.

O processo de emissão exige a apresentação da certidão de nascimento ou certidão de estado civil (original). Caso o documento esteja plastificado, é preciso levar também uma cópia. A CIN permite incluir números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. É possível registrar condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de deficiências auditiva, visual, física e intelectual. Outros dados opcionais incluem tipo sanguíneo, fator RH e a opção de doação de órgãos. O nome social também pode ser adicionado, e, caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, o novo registro passa a ser o único válido.

Uma versão digital da CIN estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão, e o documento físico possui um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados.

Vale ressaltar que a troca para o novo modelo não é obrigatória de imediato, já que o RG antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032. A validade da CIN varia de acordo com a faixa etária: para menores de 12 anos, é de 5 anos; para pessoas entre 12 e 60 anos, 10 anos; e para maiores de 60 anos, a validade é indeterminada.

A emissão da CIN já ocorre em todas as unidades do SAC na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e em 21 unidades no interior do estado, além de 30 Pontos SAC. Mais informações podem ser obtidas nos sites da Secretaria da Administração (Saeb) e do SAC. A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello, em parceria com a Saeb e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Com informações da Ascom da Saeb, e foto divulgada em YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *