A manhã deste domingo (24) foi marcada por dois incidentes que impactaram a operação da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade, na capital paulista. Um incêndio em uma composição e uma falha no sistema elétrico causaram transtornos aos passageiros em diferentes trechos da linha, que já enfrenta críticas recorrentes por problemas operacionais.
O caso mais grave ocorreu na estação Santo Amaro, onde uma falha elétrica provocou um incêndio no teto de um dos trens. Imagens registradas por passageiros mostram o momento em que as chamas causam uma pequena explosão, assustando os usuários.
Em nota, a ViaMobilidade classificou o ocorrido como um “início de incêndio” e informou que a situação foi controlada rapidamente. “A intercorrência gerou início de incêndio em uma das composições, sendo rapidamente controlado. Não houve feridos”, afirmou a empresa.
Por conta do incidente, o trecho entre as estações João Dias e Socorro passou a ser atendido pelo sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência), com ônibus disponíveis para os passageiros.
Horas antes, outro problema havia sido registrado na mesma linha. Na estação Autódromo, uma falha no sistema elétrico, causada por uma “oscilação externa de energia”, segundo a ViaMobilidade, paralisou a circulação de trens entre as estações Morumbi e Mendes-Vila Natal.
Passageiros precisaram descer das composições e caminhar pelos trilhos. A concessionária acionou também o sistema Paese para reforçar o transporte no trecho afetado.
Passageiros enfrentam dificuldades
Usuários da Linha 9 relataram indignação com os problemas enfrentados neste domingo. “A gente paga caro no transporte público e, mesmo assim, fica no meio do caminho sem nenhuma explicação clara. É um descaso”, afirmou um passageiro que caminhava pelos trilhos após a falha elétrica.
A ViaMobilidade declarou que equipes de manutenção e agentes de atendimento atuaram prontamente para resolver os problemas. Entretanto, os incidentes em sequência reforçam as críticas à qualidade do serviço prestado pela concessionária, que assumiu a operação da linha em 202
A Linha 9-Esmeralda, que liga Osasco ao extremo sul de São Paulo, é uma das mais movimentadas da capital, transportando milhares de passageiros diariamente. Desde que passou a ser operada pela ViaMobilidade, reclamações relacionadas a atrasos, falhas técnicas e superlotação têm sido frequentes.
O governo estadual já declarou que acompanha as operações da concessionária e pode aplicar sanções em caso de descumprimento do contrato.
Até o fechamento desta matéria, a ViaMobilidade não havia informado o prazo para normalização completa da circulação de trens na Linha 9-Esmeralda.