Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv fere pelo menos 19 pessoas

Um ataque russo atingiu a cidade de Kharkiv nesta segunda-feira (25), deixando pelo menos 19 pessoas feridas, de acordo com autoridades locais. A ofensiva foi parte de uma onda intensificada de ataques que ocorre em um momento de alta tensão no conflito.

Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, as forças russas lançaram nas últimas 24 horas a Rússia lançou quase 150 drones de ataque contra diversas regiões da Ucrânia. Entre eles, há a suspeita de que um dos projéteis seja um míssil balístico intercontinental, embora a informação ainda esteja sob análise das autoridades de defesa.

“Esses ataques russos às vidas ucranianas podem ser interrompidos — com pressão, com sanções, bloqueando o acesso dos ocupantes aos componentes que eles usam para fabricar os meios desse terror, fornecendo pacotes de armas para a Ucrânia e com uma determinação que deve ser inabalável”, diz o presidente em postagem feita no Twitter.

Os alvos mais recentes incluem áreas residenciais e pontos estratégicos na região leste do país, incluindo Kharkiv, onde a explosão danificou prédios e veículos. Unidades de resgate estão atuando no local, e as autoridades temem que o número de feridos possa aumentar à medida que os escombros sejam removidos.

Nas redes sociais, imagens compartilhadas por moradores mostram cenas de destruição e fumaça cobrindo o céu da cidade, que já foi alvo de intensos bombardeios em fases anteriores da guerra.

Enquanto isso, analistas alertam para a escalada no uso de armamento pesado por parte da Rússia, destacando que a Ucrânia deve intensificar a busca por suporte internacional para reforçar suas defesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *