Na última rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para este domingo, o Fluminense entra em campo contra o Palmeiras, em São Paulo, precisando de um empate para garantir sua permanência na Série A em 2025. No entanto, a situação do time carioca não depende apenas do seu desempenho. O Tricolor, que ocupa a 16ª colocação na tabela, está à beira da zona de rebaixamento e torce contra o Criciúma, que enfrentará o RB Bragantino em casa.
Se o time catarinense vencer, o Atlético Mineiro, que atualmente ocupa o 14º lugar, cairá para a zona de rebaixamento, deixando o Fluminense em uma situação confortável, caso consiga ao menos o empate contra o Palmeiras. Se o resultado não for favorável ao Tricolor das Laranjeiras, o risco de queda se torna ainda mais iminente.
Do outro lado, o Palmeiras, que joga em casa, não pode relaxar, apesar de estar praticamente classificado para a próxima Libertadores. O Verdão segue na disputa pelo título, mas precisa de uma vitória contra o Fluminense e uma combinação de resultados para superar o Botafogo, atual líder da competição. O time carioca tem 76 pontos, e o Palmeiras está a dois pontos atrás, com 73.