A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta segunda-feira (02) que o chamado 5G standalone, também denominado de “5G puro”, já está disponível em todo o Brasil. Com a medida, cerca de 190 municípios restantes agora podem usar a tecnologia, que é capaz de velocidades até cinco vezes maiores do que no 4G.
O comunicado da Anatel ocorre mais de um ano antes do previsto no cronograma e deve impulsionar as melhorias de conexão em todos os municípios brasileiros.
Com a liberação da Anatel, agora cabe as operadoras atenderem às regras estabelecidas no edital e ofercer o serviço por todo o país. As regras determinam que as empresas devem garantir 100% do serviço em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até o dia 31 de julho de 2029.
A agência comunica que 770 cidades já possuem essa tecnologia ativada, com uma base de 35 milhões de clientes, que corresponde a cerca de 13% dos 262 milhões de celulares em uso.
O 5G standalone é uma rede móvel que atua na faixa dos 3,5 GHz (gigahertz) com velocidade média na casa dos 300 Mbps (megabits por segundo). A tecnologia promete melhorar a conexão mesmo estando em lugares aglomerados, com redução da latência, principalmente para utilizações em que atrasos podem causar danos e prejuízos, como, por exemplo, na indústria e na saúde, além da alta velocidade.
Como saber se meu celular possui ou não 5G?
Se você tiver dúvidas se o seu smartphone é compatível com a rede móvel 5G, há algumas etapas a seguir. A primeira etapa é pesquisar o modelo do seu dispositivo no site da fabricantes e buscar pela opção de especificações técnicas. A página terá uma aba sobre Conectividade/Redes que informa a tecnologia do produto.
Se você tiver dúvidas, você pode recorrer ao site oficial da Anatel e fazer uma pesquisa com o nome do seu dispositivo para obter a ficha técnica com todas as informações sobre o produto.