Uma ponte entre os estados de Maranhão e Tocantins desabou na tarde deste domingo (22). De acordo com a Defesa Civil da cidade de Estreito, Maranhão, duas pessoas morreram e oito estão desaparecidas.
Os mortos são:
- Uma jovem de 25 anos, identificada como Alana;
- Um homem de 42 anos, identificado como Marçon Gley Ferreira.
Ambos estavam em motos. Os desaparecidos são 2 crianças, 2 mulheres e 4 homens.
De acordo com as autoridades, 3 motos, 3 carretas e 1 carro estavam na área da ponte que caiu.
Os motoristas dos 3 caminhões estão desaparecidos. No carro que caiu estavam dentro um casal e uma criança. O homem foi socorrido e está internado em Estreito, fora de perigo. A mulher e a criança estão desaparecidas.
Sobre a Ponte
A ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira foi construída na década de 1960. Ela tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, Maranhão, e Aguiarnópolis, Tocantins, pela BR 226.
Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília e passa sobre o rio Tocantins. As más condições da ponte já vinham chamando a atenção de quem passava pela mesma. No sábado (21), um morador postou um vídeo na Internet denunciando a situação.
“Já pensou se essa ponte cai? Já pensou o estrago que faz?”, questiona o morador no vídeo. “Estamos aqui avisando, porque isso aqui está um perigo.”
As buscas por sobreviventes foram suspensas no começo da noite depois da Defesa Civil informar que um dos caminhões que caíram transportava ácido sulfúrico, o que pode ser perigoso para as equipes. Os trabalhos retornaram posteriormente, mas apenas com botes, sem mergulhadores na água.
Motivo do Desabamento
De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do Governo Federal, o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte cedeu. O motivo do colapso ainda será investigado, segundo o órgão.
A ponte foi completamente interditada e os motoristas devem utilizar rotas alternativas.