Festa Italiana celebra cultura e gastronomia com expectativa de receber 20 mil visitantes

Este domingo (15 de setembro) está recheado de ‘pasta, vino, pizza e gelato’ em uma das áreas mais boêmias de Belo Horizonte: a Savassi. Entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas acontece a 15ª edição da Festa Tradicional Italiana, que homenageia os 150 anos da chegada dos italianos ao Brasil.

Nino Bellini, presidente da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (Acibra), italiano e residente em BH há mais de 40 anos, disse que a festa espera receber, pelo menos, 20 mil pessoas este ano. Ele ressaltou estar muito feliz por celebrar mais um ano do evento e também fez alusão à trajetória da chegada dos italianos ao Brasil, especialmente a Minas Gerais. “Sou muito grato a essa festa, a toda a equipe de organização e também aos patrocinadores que apoiam o evento, como o Grupo Sada”, disse. 

De acordo com dados do Consulado Geral da Itália em BH, o estado mineiro conta com 51.300 cidadãos italianos e luso-italianos, sendo 23.100 moradores residentes em Belo Horizonte.

Além dos 47 estandes, que protagonizam a festa com pratos da alta gastronomia italiana, o evento conta com atrações como o cantor brasileiro e descendente de italianos Alberto Trincanato, e o grupo de dança folclórica italiana La Serenissima, com 12 dançarinos devidamente caracterizados. 

O evento homenageia, este ano, o pintor Michelangelo, responsável pela obra que adorna o teto da Capela Sistina e pela escultura realista de Davi (personagem bíblico), segundo a Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Belo Horizonte (Acibra/MG), organizadora da festa.

A entrada é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a 10 instituições posteriormente. O encerramento da festa será às 20h. A Festa ainda oferece uma área para crianças com brinquedos infláveis e permite a entrada de pets.

(O TEMPO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *