O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), foi fechado para pousos e decolagens na tarde desta segunda-feira, após um incidente envolvendo um Boeing 737-4 cargueiro, de prefixo PP-YBB, operado pela empresa Modern Logistics.
A aeronave, que realizava o voo 9704 com destino ao Recife (PE), precisou retornar para um pouso de emergência em Viracopos após enfrentar problemas durante a decolagem.De acordo com informações preliminares, o incidente teve início por volta das 12h32, quando um dos pneus do trem de pouso da aeronave estourou durante a decolagem.
Como medida de segurança, o piloto realizou procedimentos para queimar combustível por cerca de duas horas antes de declarar emergência e retornar ao aeroporto.
O pouso foi realizado às 15h31, momento em que outro pneu, também do lado esquerdo, estourou, causando danos ao trem de pouso.
A concessionária Aeroportos Brasil, responsável pela administração de Viracopos, informou que, embora o pouso de emergência tenha sido bem-sucedido e sem feridos, a aeronave permanece na pista desde então, impossibilitando a operação regular do aeroporto.
Todos os procedimentos de segurança foram acionados, com equipes de Bombeiros e ambulâncias posicionadas para acompanhar o pouso.Ainda segundo a concessionária, um Centro de Gerenciamento de Crises foi ativado para avaliar e mitigar os impactos da ocorrência. Os voos com destino a Viracopos estão sendo desviados para outros aeroportos, e até o momento não há previsão para a reabertura da pista.
A concessionária orienta os passageiros a entrarem em contato com suas respectivas companhias aéreas para obter informações sobre seus voos.Este incidente ocorre em meio a uma série de eventos similares que têm afetado outros aeroportos do país.
Mais cedo, o Aeroporto de Florianópolis (SC) também foi fechado após um Embraer E195 da Azul enfrentar problemas semelhantes durante o pouso.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece que, nestes casos, a operadora da aeronave é responsável pela remoção do avião e pela liberação da pista.
Nota Oficial da Concessionária: concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Informa que o aeródromo foi fechado para pousos e decolagens a partir das 15h31 desta segunda-feira (12/08), devido a um pouso de emergência de um Boeing 737-4, da empresa Modern Logistics, prefixo PP-YBB, voo 9704, com destino ao Recife (PE).
Não houve feridos. No entanto, a aeronave permanece na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Todos os procedimentos de segurança foram acionados e uma equipe de Bombeiros e ambulâncias de Viracopos estava posicionada para acompanhar o pouso.
A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos.A aeronave teve o pneu estourado ao decolar de Viracopos por volta das 12h32 desta segunda-feira e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas.
O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrissagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado.A situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos. Ainda não há previsão sobre o horário de liberação da pista. Orientamos aos passageiros a procurarem suas respectivas companhias aéreas para demais informações sobre os voos._