Volkswagen anuncia ChatGPT integrado em seus veículos

A tecnologia já estreou nos veículos europeus da fabricante e promete inserção de assistente de voz.

ChatGPT irá mais além do que podia fazer antes. Fonte: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen, no evento CES 2024, anunciou a integração com o ChatGPT em seus veículos. A IA é muito conhecida por gerar textos a partir de comandos simples. Mas como será que ela funcionará em um automóvel?

O ChatGPT está chegando aos modelos europeus da montadora, como Golf, Tiguan e toda a família dos elétricos ID, como ID.3, por exemplo.

De acordo com a montadora, a Inteligência Artificial vai ser incorporada à já existente assistente de voz da VW, a IDA.

Ao invés de controlar simples funções, como alterar a temperatura do ar condicionado, a assistente agora poderá responder questões do cotidiano. Tendo como exemplo, agora pode usar o comando “Hello IDA” — ou apertar o botão localizado no volante — e perguntar qual foi o placar do último jogo do seu time favorito ou então pedir os pontos turísticos da cidade onde você está localizado.

Na propaganda oficial de estreia do recurso, o ator Ewan McGregor, no ID.7, pede para a IDA dar a ele uma dica de piada para ele quebrar o gelo com os estudantes de sua aula de atuação.

Segundo a Volkswagen, o ChatGPT ajudará os motoristas a se manterem mais atentos na estrada, enquanto podem resolver algumas questões do cotidiano.

A montadora também informa que, diferente de outros assistentes, não é preciso usar uma linguagem de robô para se comunicar com IDA, podendo manter uma conversa bem simples e natural.

A montadora ainda complementou que todas as perguntas e respostas são excluídas instantaneamente, para assegurar que as informações sejam mantidas privadas e sigilosas.

Mesmo com essas funções inovadoras, o funcionamento de uma Inteligência Artificial em veículos gera uma preocupação quanto a segurança dos dados dos usuários. Relacionado a isso, a Volkswagen assegura que “em nenhum momento o ChatGPT obtém acesso aos dados do veículo” e que os dados são enviados para a IA de forma anônima “apenas se uma consulta não puder ser respondida pelo sistema Volkswagen”.

Por enquanto, a IA está disponível em somente quatro línguas: inglês (americano e britânico), espanhol, alemão e tcheco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *