O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (1º), a reforma e ampliação do Hospital da Polícia Militar (HPM) em Teresina, com um investimento de cerca de R$ 3,7 milhões. A unidade agora conta com 50 novos leitos voltados para cirurgias eletivas e regulação, além de quatro novas salas no centro cirúrgico e um novo posto de enfermaria.
O HPM se tornará um hospital de referência em ortopedia, o que deve aliviar a demanda no Hospital Getúlio Vargas (HGV), que anteriormente realizava essas cirurgias. Segundo o governador, o objetivo é aumentar o número de procedimentos, reduzindo o tempo de espera para menos de 30 dias. A espera por cirurgias eletivas, que antes chegava a mais de 400 dias, foi reduzida para menos de 90 dias.
A ampliação do centro cirúrgico, que passou de quatro para oito salas, incluiu a modernização da sala de recuperação pós-anestésica e melhorias na infraestrutura, como piso e pintura. As enfermarias também foram expandidas, saltando de 56 para 106 leitos, com foco em ortopedia.
Além de ortopedia, o HPM pretende se destacar em áreas como planejamento familiar, dermatologia, atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tratamentos odontológicos. A reforma foi realizada pela Secretaria da Saúde (Sesapi) e contou com uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Fábio Abreu, no valor de R$ 1,3 milhão.
O secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares, enfatizou que a reforma é fundamental para atender a população que necessita de cirurgias, garantindo mais tranquilidade e segurança nas operações, com a previsão de modernização dos equipamentos cirúrgicos.