Seduc entrega reforma do CETI Professora Aurea Freire

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, entregou nesta terça-feira (29) a reforma, ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Áurea Freire, no bairro Saci, zona sul de Teresina. O investimento, de mais de R$ 2,8 milhões, incluiu a climatização e aquisição de materiais e equipamentos modernos para a escola, preparando-a para iniciar o ensino em tempo integral em 2025. Atualmente, a escola possui 324 alunos, atendendo ao ensino fundamental, ensino médio (1ª e 2ª séries) e modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA e EJA Tech).

Com a reforma, o Ceti Áurea Freire agora conta com espaços renovados, incluindo salas de aula modernas, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório e uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltada para alunos com necessidades especiais. Além disso, foi instalada uma Sala de Mediação Tecnológica, que visa aprimorar as habilidades dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem.

Expansão do Ensino e Parcerias

Para o próximo ano, o Ceti oferecerá cursos voltados para a área de tecnologia, como desenvolvimento de sistemas, programação de jogos, marketing digital e inteligência artificial. A grade curricular será ampliada também para incluir disciplinas de empreendedorismo, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), reconhecido mundialmente. Essa colaboração visa equipar os estudantes com habilidades demandadas no mercado de trabalho atual, promovendo uma formação voltada à inovação.

A reforma da escola Áurea Freire faz parte do programa Moderniza Seduc, liderado pela Secretaria de Educação do Piauí. Segundo o secretário de Educação, Washington Bandeira, o programa busca melhorar a infraestrutura de mais de 300 escolas no estado, com 60 delas situadas em Teresina. “Estamos investindo para que cada escola esteja preparada para o ensino em tempo integral, oferecendo as condições adequadas para os estudantes e profissionais da educação”, afirmou Bandeira, destacando o compromisso com uma educação de qualidade e mais inclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *