Polícia Federal prende quatro suspeitos de sacar benefícios do INSS de pessoas falecidas e inventadas

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (10), quatro suspeitos de envolvimento em um esquema de fraudes que consistia em sacar benefícios do INSS de pessoas falecidas e inventadas. As prisões fazem parte da Operação Fratello, que atua em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), visando desmantelar uma organização criminosa com atuação interestadual.

Foto: Divulgação PF

De acordo com informações da PF, os mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Teresina e cumpridos nas cidades de Bacabal e Presidente Dutra, no estado do Maranhão. Além das prisões, foram realizadas três buscas e apreensões.

A investigação teve início após duas prisões em flagrante realizadas pela Polícia Federal no Piauí e um procedimento instaurado pela Polícia Civil em Floriano. Ao aprofundarem as investigações, os agentes constataram que os crimes estavam sendo praticados por um mesmo grupo, que utilizava documentos falsificados para retirar os benefícios previdenciários e assistenciais indevidamente.

Os criminosos agiam em diversas cidades do Piauí, desde Parnaíba até Bom Jesus, e também em outros estados. Os documentos fraudulentos eram utilizados para realizar as provas de vida necessárias para manter os benefícios ativos, além de permitir os saques junto a instituições bancárias. Em alguns casos, o grupo recrutava e transportava idosos falsários para realizar os saques nas agências bancárias.

Segundo a PF, a dimensão total dos benefícios desviados ainda não foi determinada, devido à grande quantidade de fraudes detectadas até o momento. As investigações continuam em andamento, e os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e participação em organização criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *