A manhã deste último domingo (13) foi marcada por uma impressionante quebra de recorde em Chicago, nos Estados Unidos. A atleta queniana Ruth Chepngetich superou o recorde mundial feminino da maratona ao concluir a prova de 42,195 km em incríveis 2h09min57s.
Com a conquista, Ruth, que já havia vencido a competição em outras três edições, se tornou a primeira mulher a completar a maratona em menos de 2h10min.
Até então, o recorde pertencia à etíope Tigst Assefa, que havia marcado 2h11min53s na mesma prova.
Homenagem após a conquista
Após receber a medalha, Ruth dedicou sua vitória ao compatriota Kelvin Kiptum, que também quebrou o recorde mundial na Maratona de Chicago, na categoria masculina, em outubro de 2023, ao concluir a prova em impressionantes 2h00min35s.
A conta oficial da Maratona de Chicago no Instagram celebrou a realização de Ruth e relembrou Kiptum, destacando que ambos os recordes mundiais da maratona, tanto masculino quanto feminino, foram conquistados na cidade norte-americana.
Confira a mensagem na íntegra
“Chicago é oficialmente o lar da maratona mais rápida do mundo. Apenas 371 dias após Kelvin Kiptum estabelecer o recorde mundial da maratona masculina, Ruth Chepngetich trouxe de volta o recorde mundial feminino para Chicago. Não poderíamos pensar em uma maneira melhor de honrar o legado de Kiptum, então, agradecemos, Ruth”
(ANDRÉ STEHLING E ITATIAIA ESPORTES)