Silvio Mendes (União Brasil) foi eleito prefeito de Teresina no primeiro turno das eleições de 2024, com 52,30% dos votos válidos, o equivalente a 237.689 votos. O segundo colocado, Fábio Novo (PT), obteve 43,14% dos votos, totalizando 196.062. A disputa foi acirrada, mas Mendes garantiu a vitória já no primeiro turno, com a apuração de 99% das urnas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mendes, que já comandou a capital do Piauí em dois mandatos consecutivos, volta à prefeitura para um terceiro mandato, agora com Jeová Alencar (Republicanos) como vice-prefeito. Aos 75 anos, o prefeito eleito é natural de Campo Maior (PI), formado em medicina com especialização em ortopedia e trauma, e teve uma longa trajetória política, incluindo passagens como secretário de saúde nas gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho.
A coligação “Teresina No Caminho Certo”, composta pelos partidos União, PP e Republicanos, foi fundamental para consolidar a vitória de Mendes. A cidade de Teresina, que ele governará pelos próximos quatro anos, tem uma população de 866.300 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE.
Texto por: VINÍCIUS DE FREITAS