A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou que as doses da vacina contra a Covid-19 disponíveis em estoque serão aplicadas em apenas nove postos de vacinação da capital, a partir desta quarta-feira (27). A medida é resultado de uma reorganização provocada pelo desabastecimento temporário do imunizante.
De acordo com a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, o município depende do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, mas ainda não há previsão de reposição. “Optamos por concentrar nosso estoque em alguns pontos estratégicos para atender a população da melhor forma possível”, explicou.
Confira os postos de vacinação disponíveis:
Na zona Leste: UBS Santa Isabel, Cidade Jardim e no Teresina Shopping, no Estacionamento G3.
Na zona Sul: UBS Parque Piauí e Cristo Rei.
Na zona Sudeste: UBS Dr. Carlos Alberto Cordeiro e UBS Todos os Santos
Na zona Norte: UBS do Poti Velho e Santa Maria do Codipi.
O Ministério da Saúde orienta que idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas tomem uma dose de reforço a cada seis meses. Para outros grupos prioritários, como trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades, a recomendação é um reforço anual.
Já pessoas de 5 a 59 anos fora dos grupos prioritários são consideradas imunizadas após o esquema primário de duas doses e não precisam de reforço regular.
A vacina contra a Covid-19 agora faz parte do calendário vacinal de rotina para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com a aplicação de três doses. Crianças já imunizadas com as três doses não precisam se vacinar novamente.
No momento da vacinação, é necessário apresentar documentos como o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS.
A FMS reforça que a vacinação é essencial para proteger contra a Covid-19 e pede a colaboração da população.
Para mais informações e atualizações, siga o Portal TVI Piauí no Instagram.