Em 2025 crescimento da economia capixaba será de 2,9%; entenda a projeção

A economia capixaba deve fechar o ano de 2024 em alta e isso impacta diretamente na projeção para 2025. Segundo os dados do Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes) do Observatório Findes, a atividade econômica no Espírito crescerá menos, 2,9%.

Caso as projeções se consolidem, 2025 será o terceiro ano consecutivo de crescimento do PIB capixaba. Apesar de ainda não ter acabado, a projeção é que a economia do ES de feche 2024 com 4,8%.

Os números, tanto para 2024 quanto para 2025, ainda mostram que o Estado deve ter um desempenho acima da média nacional, que será 3,3% e 2,2%, respectivamente, de acordo com a Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, apontou que o setor industrial vem desempenhando um papel muito importante no crescimento da economia capixaba.

“Estamos vendo um avanço ano após ano. Isso mostra que a nossa Indústria está gerando cada vez mais empregos e renda para a população capixaba. Os dados mais recentes do IBGE apontam que temos mais de 19 mil indústrias, que juntas somam cerca de 252 mil empregos formais no ES”, ressaltou.

Baraona ainda lembrou que a Indústria é um setor que irradia oportunidades. “Quando uma Indústria se instala em um município, ela ajuda todas as cidades no entorno a crescerem. Para uma Indústria funcionar, ela precisa contratar mão de obra qualificada. Além disso, também gera oportunidades para outros setores”, afirmou.

A economista-chefe da Findes e gerente executiva do Observatório Findes, Marília Silva, avalia que o crescimento da Indústria no próximo ano será sustentado por alguns fatores. “O aumento da produção de petróleo e gás com o FPSO Maria Quitéria começando a operar em capacidade máxima e o aumento da produção de minério, com a Usina 3 da Samarco operando. Outro ponto que é interessante olharmos é para a expectativa da ArcelorMittal fazer reposição de estoque, que deve gerar aumento de produção”, comentou.

Por que o crescimento de 2025 será menor que o de 2024?

No período de janeiro a setembro de 2024 é possível observar um crescimento de 3,4%, ficando acima do PIB brasileiro (3,3%). A previsão é que ano feche com 4,8% de crescimento.

Porém para 2025, a projeção é de apenas 2,9%. Esse crescimento controlado, conforme explica a economista-chefe, pode ser atribuído a bienalidade que apresentou safras recordes em 2024.

Apesar disso, outros marcos são esperados, entre eles o aumento da produção de petróleo e gás natural (chegada da Plataforma Maria Quitéria), aumento da produção de minério, aumento da produção dos produtos metalúrgicos e impactos do Nova Indústria Brasil (NIB).

“Neste ano, presenciamos um grande crescimento que vem desde 2023. Por isso, pode-se dizer que o desafio é ainda maior para 2025, uma vez que a comparação é com o ano anterior”, afirma a especialista.

Outro ponto destacado por Marília Silva foi o câmbio e juros altos que podem afetar a Indústria e a Construção Civil, além de impactar o setor de serviços com a redução do consumo das famílias. “Apesar disso, o PIB deve continuar crescendo em 2025, porém a um ritmo mais moderado que em 2024”.

(JADY OLIVEIRA – ESHOJE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *