Relembre os programas de Silvio Santos que bombaram na TV

Apresentador Silvio Santos morre aos 93 anos.

Por 65 anos dedicados à televisão brasileira, Silvio Santos apresentou vários programas que ficaram marcados na vida de milhares de brasileiros e brasileiras. Conheça programas que foram apresentados por ele que fizeram sucesso na TV.

”Vamos brincar de forca”

Silvio Santos no programa “Vamos brincar de forca”. Fonte: SBT

Locutor de rádio desde a década de 50, Silvio Santos estreou como apresentador de TV o programa “Vamos brincar de forca” na TV Paulista — que futuramente se transformaria na TV Globo.

O programa foi ao ar durante o início da década de 1960 e o grande sucesso fez com que o Silvio Santos fosse convidado para comandar outras atrações na emissora. No ano de 2012, o apresentador reformulou o programa e o incluiu na grade do SBT.

Casa dos Artistas

Silvio Santos no reality “Casa dos Artistas”. Fonte: Reprodução

Quando os reality shows ainda engatinhavam no Brasil, o SBT, emissora do Silvio, estreou o programa “Casa dos Artistas”. No programa, famosos eram confinados em uma casa repleta da câmera, concorrendo ao prêmio de R$ 300 mil.

O programa teve sua primeira edição em 2001. Teve mais quatro edições, com a última sendo exibida em 2004.

Programa Silvio Santos

Silvio Santos no programa que possui o seu próprio nome. Fonte: Lourival Ribeiro/SBT

O sucesso de Silvio como apresentador fez com que a direção da TV Paulista oferecesse a ele a oportunidade de alugar uma faixa de horário aos domingos na emissora.

A partir de 1963, Silvio Santos passou a comandar o programa que levava o próprio nome nas tardes de domingo. Funcionava como uma espécie de “guarda-chuva”, em que reunia diversas atrações e, em um período do tempo, até programas de auditórios com temas diferentes.

O Guiness Book chegou a reconhecer o programa como o mais longevo programa de auditório de televisão com o mesmo apresentador.

Qual é a Música?

Silvio Santos com participantes no programa “Qual é a Música?”. Fonte: Reprodução

Inspirado em um programa dos EUA — denominado “Name that tune” — o programa foi apresentado por Silvio em no mínimo quatro períodos diferentes e rendeu para a TV personagens icônicos, como Maestro Zezinho e Pablo.

Na atração, artistas — em duplas ou em grupos — disputavam para saber quem acertava a maior quantidade de pergunta sobre música. Os desafios envolviam, por exemplo, tentar saber a música a partir de notas de um piano, ou completar a letra de uma composição que ficou famosa.

A primeira exibição aconteceu no ano de 1976 — o formato iria durar até 1991. Foi exibido também entre 1999 e 2002, depois de novo em 2005 e a última vez que esteve no ar com a apresentação de Silvio foi entre os anos de 2007 e 2008.

Topa Tudo por Dinheiro

Silvio Santos com mais duas pessoas no “Topa Tudo por Dinheiro”. Fonte: SBT

“Quem quer dinheiro?”, repetia Silvio por 10 anos que o programa “Topa Tudo por Dinheiro” esteve ao ar nas noites de domingo.

A estreia ocorreu em 1991. Consistia em uma série de jogos com a plateia, valendo, sempre, alguma quantia em dinheiro vivo.

A pergunta era seguida pelos marcantes “aviõezinhos” que Silvio soltava para seu público, normalmente formado por caravanas de todo o país.

Em Nome do Amor

Silvio Santos e participantes no programa “Em Nome do Amor”. Fonte: Reprodução

Mais um bordão do Silvio tem relação direta com um de seus icônicos programas: “É namoro ou amizade?”, perguntava o apresentador de TV aos casais formados no “Em Nome do Amor”.

Na forma independente, o programa colocava homens e mulheres em lados opostos do palco. Eles podiam se olhar apenas por um binóculo e, na sequência, formavam pares para um “bailinho”. Depois da dança, tinham que responder a pergunta feita pelo apresentador: namoro ou amizade?

Pra quem escolhia ficar na amizade, ainda dava tempo de encontrar o amor na repescagem. Para quem escolhia amor, o programa providenciava um jantar.

Estreou no ano de 1994 e seguiu no ar até 2000. O programa foi inspirado também na TV estadunidense — mais especificamente no “The Dating Show” — e chegou a ser um quadro chamado de “Namoro na TV” no Programa Silvio Santos. 

Show do Milhão

Silvio apresentando o “Show do Milhão”. Fonte: Divulgação

Em 1999, Silvio estreou um programa novo: um jogo de perguntas e respostas que podia levar o participante a ficar milionário. Quem chegasse ao fim, poderia levar pra casa R$ 1 milhão “em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro”, como o apresentador sempre dizia.

O sucesso foi tão grande que o “Show do Milhão” virou jogo para PCs e videogame, contando inclusive com a voz de Silvio. Ainda hoje, é possível jogar em assistentes virtuais, como o Google Assistente. 

A atração permaneceu no ar durante quatro anos, até 2003, e muitas frases ditas por Silvio Santos ficaram no imaginário de muitos brasileiros como, por exemplo, “posso perguntar?”, “você tem certeza disso?” e “que pena, você errou…”.

Show de Calouros

Silvio Santos falando em seu programa “Show de Calouros”. Fonte: Reprodução

A premissa do programa era uma competição de talentos, em que foi exibido entre 1977 e 1992, depois de começar como uma atração do Programa Silvio Santos.

Os participantes se apresentavam para um júri composto por artistas, comediantes e convidados, em um formato semelhante ao de programa de rádio.

Esta foi outro programa de Silvio que passou por várias emissoras, como a TV Paulista e a Record, antes de ficar no SBT. O apresentador deixou de apresentar a atração em 1993.

Pião da Casa Própria

Programa “Pião da Casa Própria”. Fonte: João Batista da Silva/SBT

Ainda na década de 80, uma nova atração estreava para aqueles que estavam em busca da casa própria. O programa “Pião da Casa Própria” — que havia se tornado um quadro do “Para Ganhar é Só Rodar”, na década de 60 — ganhou vida própria em 1987.

Nele, clientes do Baú da Felicidade eram sorteados para irem até os estúdios do SBT girar o pião. Quem conseguisse o maior número, ganhava a casa.

Porta da Esperança

Silvio e participantes no programa “Porta da Esperança”. Fonte: Reprodução

Entre 1984 e 1996, os brasileiros podiam enviar cartas contando algum desejo pessoal — uma casa própria, a viagem que tanto deseja ou até conhecer o artista favorito — e concorrer para realizá-lo.

Esse era o foco do programa “Porta da Esperança”, em que os participantes contavam a sua história e esperavam que do outro lado da porta estivesse a realização do seu sonho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *