A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou uma alteração importante no esquema vacinal contra a poliomielite. Desde a última segunda-feira (4), o Ministério da Saúde determinou a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”, por uma única dose injetável da vacina inativada poliomielite (VIP). Esta mudança visa aumentar a segurança e a eficácia do esquema vacinal contra a doença.
Luciane Leal, supervisora da Rede de Frios da Sesapi, assegurou que essa transição não compromete a imunização das crianças. “É importante ressaltar que essa mudança não representa nenhum tipo de prejuízo; a eficácia é equivalente à de quem completou o esquema anterior com a gotinha. Orientamos que os pais ou responsáveis levem as crianças às unidades básicas de saúde para continuar ou iniciar o esquema vacinal com a VIP”, enfatizou.
Novo Esquema Vacinal
A nova orientação prevê que o esquema vacinal contra a poliomielite seja realizado nas seguintes etapas:
2 meses – 1ª dose (VIP)
4 meses – 2ª dose (VIP)
6 meses – 3ª dose (VIP)
15 meses – dose de reforço (VIP)
Base Científica e Aprovação Internacional
A mudança no esquema vacinal foi amplamente debatida e aprovada em reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI). O novo esquema tem como fundamento critérios epidemiológicos e evidências científicas que demonstram a eficácia da VIP, em consonância com práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e diversas nações europeias. A decisão contou com o respaldo de representantes de sociedades científicas, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e com o acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).