As fotos ultilizadas nessa reportagem, são de autoria de Gabriel Paulino e informações de matéria da CCOM.
Em uma iniciativa que une educação, inovação e tecnologia, o humorista piauiense Whindersson Nunes, sócio da startup Tron Robótica Educativa, firmou uma parceria histórica com o Governo do Estado do Piauí para capacitar 15 mil estudantes da rede pública em robótica e tecnologia. A assinatura do acordo ocorreu nesta quinta-feira (22), no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de Educação Washington Bandeira, e do professor Gildário Lima, também sócio da Tron.
A partir de outubro, alunos do ensino médio da rede pública do Piauí terão acesso a um currículo abrangente e inovador, que incluirá tópicos como Robótica, Inteligência Artificial Aplicada, Cultura Maker, Desenvolvimento de Sistemas, Jogos e Aplicativos, Automação, Mecânica Eletrônica, Sensores Inteligentes, Internet das Coisas e Prototipagem. O programa também contará com serviços técnicos especializados para apoio na gestão, mobilização pedagógica e operacional, além de uma integração com outras disciplinas escolares, como matemática e física, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar e prática.
Foto: Gabriel Paulino / CCOM
ssa parceria faz do Piauí o primeiro estado brasileiro a incorporar o ensino da Tron Robótica Educativa em suas escolas públicas, proporcionando uma transformação significativa no aprendizado e nas oportunidades de futuro para os jovens piauienses.
A Tron, reconhecida nacionalmente pela excelência no ensino de robótica, será responsável pela capacitação dos professores estaduais, garantindo que os métodos e o conhecimento sejam adequadamente repassados aos alunos.
“A Tron Robótica Educativa hoje é uma referência em educação para a robótica e tecnologia de forma geral e vai revolucionar ainda mais o ensino dos nossos jovens piauienses”, destacou o governador Rafael Fonteles, vislumbrando o impacto duradouro dessa iniciativa.
Washington Bandeira, secretário de Educação, enfatizou o poder do ensino de tecnologia como um fator de engajamento escolar.
“Além de ser um mundo de alta empregabilidade, com várias oportunidades no mercado de trabalho, é algo que é atrativo para eles, que eles gostam, se interessam mais em permanecer na escola. Também ajuda no raciocínio lógico, em tomada de decisão, envolve e engaja os estudantes”, destacou, sublinhando os múltiplos benefícios dessa formação.
Gildário Lima, cofundador da Tron, ressaltou que a empresa nasceu com a missão de preparar jovens e crianças para o futuro tecnológico, e que o Piauí está liderando essa revolução educacional no Brasil. “A Tron não poderia ficar de fora desse novo momento no nosso estado, que é de revolução na educação. Além disso, a gente precisa fazer com que a tecnologia seja cada vez mais inclusiva, e o melhor local para se preparar para as futuras mentes é na escola”, afirmou, reforçando o compromisso da Tron em transformar o ensino.
Whindersson Nunes, que além de humorista é um empreendedor comprometido com o desenvolvimento de sua terra natal, compartilhou sua própria experiência ao falar sobre a importância de oferecer acesso precoce à tecnologia:
“Eu só fui ter contato com computador por volta de 13, 14 anos. E eu me tornei o que sou através disso. Quem dirá uma criança que puder ter um contato desde cedo. Eu acho sensacional e fico feliz de participar também”, declarou, emocionado.
Foto: Gabriel Paulino
Visando ampliar o alcance do projeto, o governador Rafael Fonteles fez um convite às prefeituras municipais para que também adotem a robótica no ensino fundamental. “A gente faz um convite para que as prefeituras municipais também consigam inserir a robótica no ensino fundamental. Porque essa cultura maker de fazer, combinada com a tecnologia da informação, é que gera inovação e vai gerar oportunidades para essas crianças e jovens do setor público do estado do Piauí”, comentou, propondo um avanço ainda maior na integração da tecnologia na educação básica.
Com a capacitação dos professores prevista para começar em setembro e as aulas para os estudantes iniciando em outubro, o Piauí dá um passo significativo rumo à inclusão digital e à preparação das futuras gerações para os desafios e oportunidades do mundo tecnológico. A primeira grande competição de robótica, no estilo do Seduckathon, já tem data marcada para o final de 2024, prometendo ser um marco na educação tecnológica do estado.
Confira os cursos que vão ser ofertados:
Robótica
Inteligência Artificial Aplicada
Cultura Maker
Desenvolvimento de Sistemas, Jogos e Aplicativos
Automação, Mecânica Eletrônica, Sensores Inteligentes e Internet das Coisas
Prototipagem
Serviços Técnicos Especializados para apoio na Gestão, Mobilização Pedagógica e Operacional
Integração com outras disciplinas escolares