Ana Caroline, vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Floriano, Piauí, fez um desabafo à redação do Portal TVI Piauí sobre a exclusão de sua filha Safira, autista nível 2 verbal, de um evento comemorativo do Dia das Crianças organizado pela Escola Municipal Antonieta Castro. Floriano, localizada a 240 km de Teresina, foi palco dessa situação de discriminação que revoltou a mãe. Em mensagem de texto enviada a outros pais, Ana expressou sua indignação: “Todos foram chamados, menos minha filha”. Indignada com o tratamento, a mãe registrou um boletim de ocorrência na tarde do sábado (12) na Seccional Floriano – Delegacia Especializada no Atendimento aos Grupos Vulneráveis.
O evento ocorreu no sábado (12), Dia das Crianças, em uma chácara, e Ana notou a ausência de Safira nas fotos compartilhadas pelo grupo da escola. Ela descreveu o momento em que percebeu o ocorrido: “Por volta de umas 4 horas da tarde, eu peguei o celular pra ver as mensagens. E quando eu vi a mensagem da escola dizendo que já poderiam ir buscar as crianças e fotos das crianças na piscina, eu questionei, né? Fiz esse questionamento pra diretora, mas ela não me atendeu”.
Ana tentou entrar em contato com a diretora e a cuidadora, mas não foi atendida. Quando finalmente conseguiu falar com a professora, recebeu a justificativa de que Safira “não obedece comandos” e que, por isso, não poderia participar da atividade sem a presença da cuidadora. “Só que minha filha obedece aos comandos, ela nunca deixou de obedecer nenhum comando”, rebateu Ana. Ela também relatou que Safira frequentemente se mostra desmotivada para ir à escola: “Minha filha sempre relata que não quer ir para a escola porque não gosta de lá”.
Emocionada, Ana revelou: “O que eu tô sentindo eu não desejo nem para o meu pior inimigo”.
Não conseguimos contato com os envolvidos, a qualquer momento, esse texto será atualizado com informações ou nota dos envolvidos.