O que é e como utilizar a Meta AI, nova inteligência artificial do WhatsApp que viralizou por conta de erros

Seu WhatsApp atualizou e passou a exibir um círculo azul, rosa e ciano na busca? Essa é a Meta AI, a nova inteligência artificial do app de mensagens instantâneas, que começou a ser liberada há algumas semanas e que foi criticada depois de cometer vários erros.

O Meta AI é um assistente de IA grátis e integrado ao WhatsApp, Facebook e Instagram. A novidade funciona como um ChatGPT nos serviços da Meta e, a partir de simples descrições, promete, por exemplo,  criar textos, planejar atividades e gerar imagens.

Mas, assim como o ChatGPT e outras IAs, a ferramenta nem sempre entrega o resultado desejado e pode falhar para fazer alguns cálculos matemáticos e gerar imagens. Ao pedir uma foto com a descrição “Homem-Aranha plantando bananeira”, literalmente mostra o super-herói com a planta, e não de cabeça para baixo.

Estas são algumas das tarefas que a Meta AI pode fazer:

  1. 🧠 responder a perguntas e fornecer informações de diversos assuntos;
  2. 🎨 criar conteúdos, como texto, imagens e poemas;
  3. 🔢 realizar cálculos simples, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Ela também pode ajudar com cálculos mais complexos;
  4. 💬 conversar e “manter conversas naturais” com o usuário;
  5. 📱 traduzir textos.

Como utilizar a IA do WhatsApp?

  1. Abra o WhatsApp e vá em “Pergunte à Meta AI ou pesquise” no topo do aplicativo;
  2. Nesse campo, digite uma pergunta ou toque no ícone de avião para abrir um chat e interagir com a IA;
  3. Você também pode clicar em uma das sugestões disponíveis, como, por exemplo, “Hotéis para quem ama praia”, “Dicas DIY para cozinha”, “Jogo de perguntas de história”. Elas ficam localizadas abaixo da barra de pesquisa.
Meta AI, assistente de inteligência artificial integrado ao WhatsApp, Instagram e Facebook. Fonte: Klysman Belo/Portal TVI.

E se eu quiser desativar a Meta AI no WhatsApp? É possível?

O Meta AI fica junto das suas conversas na página inicial do app. Você pode apagar esse chat, mas não é possível desativar a IA. 

O que é possível ser feito é impedir a utilização dos seus dados para treinar a IA da Meta. Para isso, é necessário preencher um formulário voltado para o WhatsApp e outro, para o Instagram e Facebook.

Coleta de dados para a IA

A Meta divulgou em setembro a atualização de sua política de privacidade para prever a coleta de dados de usuários para treinar a IA. As novas regras entraram em vigor no começo do mês de outubro, e os usuários podem solicitar para que suas informações não sejam usadas para essa finalidade.

A mudança foi realizada depois que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aprovou uma adequação proposta pela Meta.

Inicialmente, a empresa tinha alterado sua política sem informar os usuários com antecedência. A ANPD, então, determinou que os termos fossem suspensos e que a Meta apresentasse um plano para se adequar às regras do Brasil.

Com a alteração, os termos da Meta agora indicam que a empresa utiliza informações públicas de usuários no Instagram e Facebook para “desenvolver e melhorar modelos de IA generativa”.

Como impedir a coleta dos seus dados?

Para impedir a utilização dos seus dados, é necessário acessar o formulário disponível neste link. Insira o e-mail associado a sua conta e, se quiser, explique como o processamento de dados pessoais para treinar inteligência artificial afeta você. Em seguida, clique em “Enviar”.

O pedido vale todos os seus perfis do Instagram e Facebook que possam estar associados ao e-mail através da Central de Contas. Para saber quais perfis estão vinculados, clique neste link.

Com o pedido, a Meta deixa de utilizar suas informações públicas do Instagram e Facebook que estejam em seus perfis para treinar modelos de inteligência artificial generativa da empresa.

⚠️ Mas lembre-se: Mesmo com sua oposição ou se você não utilizar redes sociais da Meta, a empresa ainda utiliza informações sobre você se elas estiverem em fotos ou posts de outra pessoa.

A empresa utiliza também outras informações públicas na Internet e diz que não treina sua IA com conteúdos de mensagens privadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *