Fábrica Ford-Troller no Ceará será reativada para produzir elétricos de três marcas

O governo do Ceará anunciou, no fim desta semana, o investimento de R$ 400 milhões para formar um Polo Industrial Automobilístico e produzir veículos elétricos e híbridos na cidade de Horizonte. O complexo ficará no terreno que, até 2021, serviu como fábrica da Troller, marca brasileira de jipes 4×4 que, em seus últimos anos de existência, pertenceu à Ford.

Quem ocupará o espaço será a Comexport, considerada uma das maiores empresas de comércio exterior e cadeia de suprimentos do Brasil. A cerimônia de assinatura do contrato de comodato para que a empresa possa começar a fazer obras no local teve a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O modelo de negócio será similar ao da fábrica da Nordex em Montevidéu (Uruguai), que monta veículos em formato CKD e SKD (componentes ou até kits pré-montados chegam prontos de fora e são montados ou finalizados no local) para clientes como Stellantis, Ford e Kia.

Contudo, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que uma segunda fase do projeto prevê que o polo também seja capaz de fabricar componentes para esses veículos. “Esse projeto implica em um cronograma para que as peças também sejam produzidas no Brasil e, em grande parte, produzidas no Ceará”, disse.

(AUTOESPORTE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *